quinta-feira, 1 de julho de 2010

"A metamorfose" de Franz Kafka / Peter Kuper

A proposta deste mês é original, diferenciada porque também experimental: lermos a obra original de Franz Kafka (1883-1924) e sua adaptação imagética, no caso, quadrinhos, adaptado por Peter Kuper (2004, Conrad).
Portanto, são dois livros de uma mesma obra: "A metamorfose" (1912).

Uma das clássicas mais célebres do século XX (com sua resenha comentada postada no blog no marcador "Literatura e Clássicos") e a melhor edição brasileira é a da Cia das Letras, tradução de Modesto Carone, especialista no autor Tcheco. Obra que inspirou outras tantas em livros, filmes e nas artes plásticas, além da influenciado escritores como entre outros Jorge Luís Borges e Gabriel García Márquez.

'A Metamorfose' é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. O texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante - o famoso Gregor Samsa - transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana - tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.
---
"Este livro traz o clássico de Kafka, 'A metamorfose', em versão adaptada para os quadrinhos. O estilo do artista gráfico Peter Kuper, uma fusão entre os quadrinhos norte-americanos e o expressionismo alemão, faz com que a prosa de Kafka ganhe vida, revivendo todo o humor e a sagacidade do texto original, em que Kafka retrata a família, a alienação, através da história de um inseto gigante."

Nenhum comentário: