quarta-feira, 7 de julho de 2010

Kafka em livros

Na condição de um dos autores mais revolucionários e significativos por sua obra, Franz Kafka inspira e se destaca em muitas produções de áreas tão distintas como Literatura, História, Filosofia, Antropologia, Ciências Sociais entre outras.
A seguir, outras significativas por suas propostas.
---
"Kafka pro e contra" de Gunther Anders (2007, Cosac Naify, 140 págs., R$ 38,00).
Sinopse: "Este livro, breve e denso como as narrativas de Kafka, é um modelo de crítica literária dialética. Ao iluminar reciprocamente prós e contras, Günther Anders instaura um sutil processo histórico e literário, capaz de revelar ao leitor o método do próprio escritor, com o duplo objetivo de lhe fazer justiça e, diante da injustiça do mundo, declarar a culpa que cabe a todos nós. Para o leitor brasileiro, a felicidade de ver incorporadas novas soluções e retraduzidos conceitos. "
---
"Primas: crítica cultural e sociedade" de Theodor Wiesengrund Adorno (1997, Ática, 288 págs., Esgotado).
Sinopse: "Sociólogo, filósofo, músico, crítico literário, Theodor W. Adorno é um representante do apogeu da cultura humanista européia neste século em meio aos sinais de sua dissolução. 'Prismas' é a mais importante reunião de ensaios do autor, e demonstra a força de um pensamento que não se deixa enclausurar pelos limites rígidos das disciplinas acadêmicas."

Nenhum comentário: