terça-feira, 24 de maio de 2011

“Convergências Poéticas: de Murilo Mendes ao Twitter”

Está em cartaz no MAM - Museu de Arte Murilo Mendes, a primeira exposição interativa, móvel e em rede realizada na cidade. Trata-se da mostra “Convergências Poéticas: de Murilo Mendes ao Twitter”, de Renato Bressan.
A exposição oferece uma nova perspectiva sobre a obra “Convergências” (1970), de Murilo Mendes, graças ao recurso à interatividade. É possível que os visitantes leiam, escolham trechos do livro e brinquem através do algoritmo criado pelo próprio artista plástico. Com a opção de até 140 caracteres, o programa escolhe três frases e as dispõem de distintas formas, formando assim novos poemas, que podem ser postados pelo Twitter em tempo real.

Em entrevista concedida para a UFJF, Renato Bressan afirma que o livro de Murilo Mendes é ainda hoje atual: “Ele juntava pessoas que gostava, como Fernando Pessoa e Carlos Drummond de Andrade, que tiveram grande influência na sua obra, assim como nas mídias sociais hoje. Murilo era um homem à frente de seu tempo. Até esse jogo de palavras já era uma característica presente na obra. O próprio livro tem essa criação de palavras, brinca com os ritmos e construções. Faz recombinações de pequenas palavras, gerando novos sentidos.”

Para quem quiser conferir, a exposição está em cartaz até dia 24 de julho, com entrada gratuita.
Outras informações podem ser encontradas através do twitter.com/murilograma, da página do Facebook (www.facebook.com/murilograma) e do e-mail murilograma@gmail.com

 
Local:
MAM
Rua Benjamin Constant 790, Centro
Tel: (32) 3229-9070
Juiz de Fora

Nenhum comentário: