quinta-feira, 21 de outubro de 2010

"1822"

Estará hoje na cidade o jornalista e escritor Laurentino Gomes, autor do romance histórico "1808", uma das mais bem-sucedidas publicações do mercado editorial brasileiro nas últimas décadas. A palestra, que acontecerá no Cine-Theatro Central, às 19:30h, faz parte do projeto "Grandes Escritores", da distribuidora ALE, com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Premiado com o Jabuti na Categoria Livro de Reportagem e pela Academia Brasileira de Letras como melhor Ensaio, Crítica e História Literária, “1808” é considerado o inaugurador de uma nova corrente historiográfica no país (prefiro considerar uma nova corrente dos romances históricos no país...).
Na palestra de hoje, o escritor paranaense apresenta uma visão inusitada sobre a chegada da família real portuguesa ao País e a Independência proclamada por Dom Pedro I, temas dos dois primeiros livros de sua trilogia, que deverá ser concluída com a obra “1889”, ainda em fase de concepção e que terá como foco os fatos que resultaram na proclamação da República por Dom Pedro II.

Para conferir a entrevista concedida pelo autor à Pro-Reitoria de Cultura da UFJF, clique aqui.

---------------

Cine Theatro Central

Praça João Pessoa, s/n - Centro

Juiz de Fora

A entrada é gratuita mediante apresentação de convites retirados na bilheteria do teatro, entre 9h e 18h. Outras informações: (32) 3215-1400

Um comentário:

Ailton Augusto disse...

Olá, Cíntia.

Parece um evento interessante, mas, em termos de retratar a história às vezes é interessante o testemunho dos contemporâneos aos fatos.

Por esse motivo, para mim, nada substitui a metáfora machadiana de que a passagem do Império à República nada mais foi que uma mudança de placas.

Abraços!