sexta-feira, 24 de junho de 2011

Séries Históricas


War and Peace (Guerra e Paz)
Baseada na obra-prima de Leon Tolstói, a série, de 2007, conta a história das famílias da aristocracia russa durante a época napoleônica, mais precisamente durante a invasão da Rússia pelas tropas de Napoleão. Essa invasão selou o destino dos inúmeros personagens da trama criada por Tolstói, afetando profundamente a vida, os amores, os desejos, as vinganças e a busca da felicidade de cada membro das famílias Bezukhov, Bolkonski e Rostov. “Guerra e Paz” foi levado aos cinemas pela primeira vez em 1915 e, desde então, várias adaptações para teatro, ópera, cinema e rádio já foram produzidas. Esta nova versão, dirigida por Robert Dornhelm, teve o vultuoso orçamento de US$30 milhões e contou com a participação de 7 países (Rússia, Estados Unidos, Itália, Alemanha, França, Espanha e Polônia) em sua produção. Fazem parte do elenco atores e atrizes com grande experiência no cinema e em seriados, destacando-se os nomes de Malcolm McDowell (“Laranja Mecânica”), Clémence Poésy (“Harry Potter e o Cálice de Fogo”) e Alexander Beyer (“Adeus, Lênin!”).

http://www.youtube.com/watch?v=9Z6S2X1j8yw&feature=share


Helena of Troy (Helena de Tróia)

A minissérie de 4 episódios “Helena de Tróia”, baseada na obra de Homero, exibida em 2003, conta uma das mais conhecidas histórias da mitologia grega e da literatura mundial: a fuga de Helena, a mais bela mulher do mundo e esposa do rei espartano Menelaus, com Páris, o príncipe, para Tróia. A fuga da rainha espartana vai causar a famosa guerra de Tróia, em que batalhas grandiosas juntam-se à valentia dos heróis, romances proibidos e táticas inesperadas para criar um épico inesquecível. É nesta batalha que surge o famoso Cavalo de Tróia, uma artimanha muito bem planejada pelos gregos após 10 anos de guerra. Com o Cavalo, o exército do rei Menelaus e seu impiedoso irmão, Agamennon, consegue entrar na cidade fortificada, dando início à luta decisiva que selou o destino de dois impérios. “Helena de Tróia” foi indicada a vários prêmios, inclusive a um Emmy por “Melhor edição de áudio em programa de tevê”. A minissérie foi gravada em Malta e na Grécia e conta com um elenco internacional, além de efeitos especiais de última geração.

http://vimeo.com/6349149


The Tudors
The Tudors é uma série de drama, de 2007, sobre os primeiros e tumultuosos anos do reinado de Henrique VIII da Inglaterra. Paixão, ambição e traição se transformam no fio condutor da série, que mostra um Henrique VIII muito diferente do que aparece nos livros de história. Jovem, atraente e poderoso, mostra-se um rei capaz de grandes proezas atléticas. Sem dúvida alguma, um monarca que não colocava os assuntos de Estado entre suas prioridades e que sempre deixava os problemas oficiais nas mãos do Cardeal Tomas Wolsey. Para aqueles próximos de "Sua Majestade", satisfazer o rei era uma faca de dois gumes. Henrique VIII era até mesmo capaz de desafiar a instituição mais poderosa da Europa medieval: a Igreja Católica Romana. Também era conhecido por mandar executar seus súditos diante da mínima demonstração de insubordinação. Filmada na Irlanda, a trama desta produção se desenvolve na Inglaterra, nos dez primeiros anos do reinado de Henrique VIII. Um reinado que se iniciou em 1509, quando ele tinha apenas 19 anos de idade. Além de mostrar as alianças políticas mais significativas do monarca, a série gira em torno das companheiras femininas do rei: Catarina de Aragão e Ana Bolena. Também é dado destaque à particular relação que o rei mantinha com Charles Brondon, o Duque de Norflok, o Cardeal Wolsey (chefe da Igreja Católica, no período de separação de Roma) e o humanista Tomas More.

http://www.youtube.com/watch?v=WXNf9dxnQrM



Rome (Roma)

A série, de 2005, é baseada nos eventos históricos que culminaram no estabelecimento do império Romano, tem duas temporadas e começa contando a história da vitória de Julio César na batalha de Alesia e termina a primeira temporada com o assassinato dele. A segunda temporada inicia os eventos a partir do assassinato de Julio Cesar, levando a batalha interna entre Marco Antonio e Octavio Cesar, culminando no segundo triunvirato romano composto de Octavio [Max Pirkis], Marco Antonio [James Purefoy] e Lépido e mais tarde na ascensão de Octavio como primeiro imperador romano. A série expõe as principais qualidades dos protagonistas, Marco Antonio era excelente estrategista militar e tinha a lealdade das legiões por sempre estar ao lado de seus soldados nas batalhas. Octavio é colocado sempre como um grande estrategista político, um dos motivos de ter sido bem sucedido. A série também explora muito as guerras entre as famílias de julli e de junii. Além disso, é contada a história dos legionários Lucio Voreno [interpretado por Kevin Mackidd que atuou como Poseidon no Percy Jackson] e Tito Pulo [Ray Stevenson], citados no Bello Gallico, que relata as sete campanhas de Julio Cesar na Gália. A série é muito boa principalmente pelas suas referencias históricas e sua atenção à detalhes da cultura romana. Roma é uma co-produção da rede de televisão paga estadunidense HBO, da britânica BBC e da italiana RAI, rodada nas proximidades da atual cidade e nos antigos estúdios de Cinecittà, em uma superfície de mais de 20.000 metros quadrados, com a participação de 350 pessoas. Por isso é a série mais cara da história da televisão, com um gasto de cem milhões de dólares.

http://www.youtube.com/watch?v=3TzvNnk2p3Y

http://www.youtube.com/watch?v=aWzgX3NJkWQ

Nenhum comentário: