quarta-feira, 25 de março de 2009

Lúcio Cardoso adaptado para os palcos



A "Tribuna de Minas" de ontem (24) (www.tribunademinas.com.br - para usuários cadastrados) publicou reportagem que pode interessar aos (raros) admiradores da obra do escritor mineiro Lúcio Cardoso (1912-1968).

De acordo com a matéria, a editora Civilização Brasileira está se preparando para relançar todos os títulos do ficcionista por conta da efeméride de cinquenta anos de publicação daquela que é considerada sua obra-prima: "Crônica da Casa Assassinada" (foto)

Há meio século os personagens sombrios e torturados desse romance fragmentário (e por isso mesmo envolvente) prendem a atenção dos leitores iniciados que conhecem (ainda que minimamente) o trabalho de seu autor, classificado pelo jornal como alguém "mais estudado na Academia que lido fora dela."

O romance, diga-se de passagem, foi adaptado ao cinema por Paulo Saraceni e conta com a trilha sonora do maestro soberano Antônio Carlos Jobim. É um dos muitos filmes que este que aqui escreve ainda não viu. Mas verei. Estou à cata dele.

E, ainda segundo a Tribuna, essa mesma obra está merecendo a atenção de pessoas da área de teatro que têm a intenção (há pelo menos dois projetos) de adaptá-la para os palcos. Isso de fato ocorrendo, nos restará esperar uma exibição aqui em Juiz de Fora.

Nenhum comentário: