segunda-feira, 10 de outubro de 2011

"Bartleby", de Herman Melville

O conto "Bartebly, o escrivão", escolhido como obra do mês de outubro, foi publicado por Herman Melville na coletânea de contos "The Piazza Tales" (1856, capa ao lado), embora já houvesse aparecido em periódicos três anos antes.

Considerado por alguns críticos como um dos melhores contos da literatura universal, "Bartebly,..." é narrado por um advogado de Wall Street que contrata um jovem escrivão soturno e asseado, o personagem que dá título à obra, para trabalhar como copista de documentos. Após se recusar a conferir um documento, o jovem escrivão começa também a recusar a cumprir uma série de tarefas impostas pelo chefe e até mesmo a deixar o escritório. "I would prefer not" ("Acho melhor não" ou, mais comumente nas traduções, "Prefiro não o fazer") é tudo o que Bartleby tem a dizer, causando assim sérias pertubações na vida de seu chefe, o advogado narrador. 

Grande parte dos críticos percebem nesse conto uma antecipação da temática do "pesadelo da racionalidade" que será exaustivamente trabalhada por Kafka no século XX e também uma antecipação da filosofia existencialista. Outros veem na narrativa a alienação moderna do indivíduo ocasionada pelo trabalho especializado.

Nenhum comentário: