sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Gitanjali - Oferenda Lírica

A obra escolhida para leitura neste mês de setembro foi "Gitanjali" (pronuncia-se guitânjali), do indiano Rabindranath Tagore. Trata-se de uma coleção de 103 poemas que o próprio autor traduziu do bengali - idioma no qual foram inicialmente concebidos - para o inglês, publicada em 1912, com prefácio elogioso de W. B. Yeats. Na época, a recepção do opúsculo foi tão positiva que rendeu o Nobel de Literatura a Tagore em 1913, mesmo ano em que saía a tradução alemã da obra. A seguir foi vertida para o sueco, o francês (em tradução de André Gide), o espanhol e o turco.

No Brasil, destaca-se a tradução feita pelo poeta Guilherme de Almeida para a coleção Rubáiyát, da Livraria José Olympio (foto ao lado), hoje fora de mercado e disponível somente em sebos. Também existem traduções publicadas pelas editoras Coordenada de Brasília, Martin Claret e Paulus, esta última feita por Ivo Storniolo.

Até onde pude verificar [1], os poemas reunidos para a versão inglesa de Gitanjali não mantém correspondência com a obra homônima, escrita em bengali e que foi publicada em 1910. Na verdade, apenas 53 poemas foram retirados dessa versão original. Os demais foram selecionados de outras obras do autor, a saber:  Gitamalaya (16 poemas), Naivedaya (16 poemas), Kheya (11 poemas), Shishu (3 poemas), Chaitali (1 poema), Kalpana (1 poema), Achalayalan (1 poema) e, por fim, Utsarga (também 1 poema).

Os poemas de "Gitanjali" abordam a relação com o divino, sendo enquadrados pela crítica como poesia de cunho místico ou espiritual. Durante a leitura da obra, percebemos que a visão da divindade defendida pelo autor é distinta daquela que nos chega através do senso comum. Tagore propõe que cada ser humano busque encontrar-se com Deus de forma íntima e pessoal, em todos os espaços e momentos. Em muitos poemas essa busca é comparada ao cortejo do amante e a imagem do discurso amoroso é uma metáfora realmente válida, pois fala de uma busca que nem sempre se concretiza, mas que tem seu sentido e objetivo em si mesma.

[1] http://www.hcicolombo.org/pdf/Tagore.pdf#page=123 (em inglês)

Nenhum comentário: