
Na foto da esquerda para a direita estão: Marcelo, Pablo, Lívia, Aílton (visitante), Leonardo e Tiago em 27/09/09, na discussão da obra "Cultura - um conceito antropológico" de Roque de Barros Laraia (Jorge Zahar).
Confira o blog do grupo em:
Palimpsesto (do grego antigo παλίμψηστος / "palímpsêstos", πάλιν, "de novo" e ψάω, "riscar", ou seja, "riscar de novo") designa um pergaminho ou papiro cujo texto foi eliminado para permitir a reutilização. Esta prática foi adoptada na Idade Média, sobretudo entre os séculos VII e XII, devido ao elevado custo do pergaminho. A eliminação do texto era feita através de lavagem ou, mais tarde, de raspagem com pedra-pomes. A reutilização do suporte de escrita conduziu à perda de inúmeros textos antigos, desde normas jurídicas em desuso a obras de pensadores gregos pré-cristãos. A recuperação dos textos eliminados tem sido possível em muitos casos, através do recurso a tecnologias modernas. (Fonte: Wikipédia)
2 comentários:
Agradeço o carinho do Palimpsestos com o nosso grupo, demonstrado neste post. Que tal marcarmos para frente algum tipo de confraternização e/ou leitura em conjunto?
Léo Gravina
Oi Léo,
Pois marquemos a data!!!
Abraços,
Cíntia
Postar um comentário