sábado, 31 de julho de 2010

"Penguin Books"

Numa parceria inédita com a Cia das Letras chega finalmente ao Brasil a editora britânica PENGUIN BOOKS. A proposta editorial que tornou célebre a editora é conhecida: publicar clássicos a preços baixos, por aqui os títulos sairão entre R$15 e R$ 35, e que em sua história editorial, começaram no formato de bolso ("pocket") e títulos "ao preço de um maço de cigarros". Adota também em suas edições o que os livreiros chamam de "aparatos": prefácios, posfácios, intervenções editoriais.
No Brasil as obras inaugurais do católogo serão entre outros: "O Príncipe" de Nicolau Maquiavel" (com prefácio de Fernando Henrique Cardoso e nova tradução de Maurício Santana Dias), "O Brasil Holandês" e "Joaquim Nabuco Essencial", organizados pelo historiador Evaldo Cabral de Melo.
Certamente uma das melhores notícias do ramo e área aos leitores brasileiros.
Acesse:

sexta-feira, 30 de julho de 2010

"Conte o conto sem aumentar um ponto"

Devido a grande repercussão do concurso de Microcontos do Twitter da ABL, o Abletras, a Academia Brasileira de Letras lançou no dia 20 de julho, dia do seu aniversário de 113 anos, um novo concurso cultural, intitulado "Conte o conto sem aumentar um ponto", baseado na obra "A Cartomante", de Machado de Assis.

A proposta consiste em dar um final distinto do original ao conto "A Cartomante", de Machado de Assis, utilizando-se o mesmo número de caracteres - ou inferior - que Machado concluiu seu trabalho, ou seja, 1778 caracteres.

Para participar do concurso, o concorrente deverá ser seguidor do Twitter da ABL, o Abletras, e o conto deverá ser enviado, via formulário de inscrição encontrado no Portal da ABL, até dia 30/08.
Saiba mais em

Roberto Piva, recordações.

Quando alguém de nossa afeição ou simpatia parte, reforça de algum modo um vínculo que por mais tênue e discreto estabelecemos e, isto, quando de natureza poética, estética ou literária, parece ser ainda mais peculiar e vivo, como não seria menos se afetivo familiar.
Sabia que Roberto Piva há tempos estava doente... não por acaso isto apressou a sempre urgente demanda pela aquisição de suas obras que, com agradável surpresa numa dela, contei com sua voz narrando alguns de seus próprios poemas ("Estranhos sinais de Saturno", 2008, Globo).
Dias depois na Ilustríssima da Folha de São Paulo na seção "Arquivo Aberto - Memórias que viram histórias" (domingo, 20 de junho de 2010) lendo artigo da autoria de Sergio Cohn, "O capitão da loucura. São Paulo, 1996" me reavivou ainda mais a presença do poeta.
Particularmente quando recorda as palavras de Piva no tocante a escola: "A escola se coagulou em Galinheiro onde se chocam a histeria, o torcicolo & a repressão sexual, não existindo mais saída a não ser fechá-la & transformá-la em Cinema onde crianças & adolescentes sigam de novo as pegadas da Fantasia com muita bolinação no escuro".
E embora Cohn relembre isto num contexto específico no espaço-tempo, no caso 1996, pelo que tenho visto atualmente, 14 anos depois, parece mais uma professia poética que infelizmente se realizou. Mas se nos resta a poesia de Piva como a própria vida, temos esperança e nele, a inspiração e força para tornar a escola e a vida, melhores.
Algo diferente do artigo no jornal, digo que Roberto Piva é um amigo tanto quanto para sempre, um mestre.

terça-feira, 27 de julho de 2010

JALLA - Jornadas Andinas de Literatura Latino-Americana

Acontece na Universidade Federal Fluminense (UFF) de 2 a 6 de agosto, pela primeira vez no Brasil, o JALL - Jornadas Andinas de Literatura Latino-Americana. E embora o Brasil não seja um país andino, sua realização por aqui é uma prova da importância do evento e fórum para todos os latino-americanistas (andinos ou não). O evento terá a presença de autores, professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros como a professora Ana Pizarro (Chile), o vice-ministro da Cultura Hugo Achugar (Uruguai), crítico e romancista Silviano Santiago e do tradutor Eric Nepomuceno (Brasil). O JALLA foi criado em 1993 em La Paz, Bolívia.
Acesse:

segunda-feira, 26 de julho de 2010

JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias


Jornal de Letras, Artes e Ideias é um jornal que se destaca no panorama cultural português, completando já diversas décadas. Como o próprio nome indica, as suas páginas abordam temas relacionados com a Literatura, o Cinema ou o Teatro. 

Entre os seus colunistas e colaboradores encontram-se nomes como José Luís Peixoto ou Eugénio Lisboa, importante crítico literário. 

Aqui, poderá  ser encontrado o seu site. 


"JF Anos80"

"A marca da década de 1980, em Juiz de Fora, é a indignação e a mobilização pela conquista da democracia, com justiça social e liberdade. Os anos 80 também foram tempos de movimentos pela preservação do patrimônio cultural e da memória da cidade. A luta pela liberdade de expressão política, cultural e social marcou a geração que experimentou ousar e enfrentar os tempos bicudos com determinação, mas com uma pitada de irreverência e de inquietação. O olhar atento e a sensibilidade jornalística do repórter fotográfico Humberto Nicoline flagraram os mais diversos e inusitados momentos desse processo de consolidação de uma nova cidade no contexto de luta por um novo Brasil. As imagens aqui reunidas integram o acervo fotográfico do jornal Tribuna de Minas e do próprio jornalista, que ali trabalhou durante os anos 80. Por ofício e vocação, Humberto Nicoline se tornou um privilegiado observador no olho do furacão que sacudiu a cidade, como reflexo do que acontecia no país, em meio a manifestações sociais, sindicais, estudantis e artísticas. Os anos 80 simbolizam a esperança de um povo que viu em sua cidade o potencial para a transformação e que acreditou ser possível realizar os sonhos, desde que fossem dados os primeiros passos da caminhada."
---
"Humberto Nicoline é jornalista e repórter fotográfico, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1981 e, até 1989, trabalhou no jornal Tribuna de Minas, em Juiz de Fora e Belo Horizonte, sendo também membro do conselho editorial da revista cultural D'Lira. De 1990 a 2003 trabalhou como repórter fotográfico e editor adjunto de fotografia no jornal Hoje em Dia em BH. Entre novembro de 2003 e março de 2007 exerceu a função de editor de fotografia no jornal Panorama em JF. Foi premiado em concursos de fotografia nacionais e internacionais, como o World Press Photo, Nikon Photo Contest International, Salon Internacional Centro Argentino Fotográfico, Concurso Internacional de Fotografia de La Red Mercociudades, Concurso Nacional de Fotografia do Centro Cultural Sérgio Buarque de Hollanda e o Concurso Nacional de Fotografia da Arfoc-MG e Belotur. Realizou a exposição fotográfica individual intitulada “JF Anos 80” no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, em maio de 2003. Atuou em coberturas fotojornalísticas em todo território nacional e em países da América do Sul, Europa e África, com destaque para os torneios de futebol Copa Mercosul e Copa Libertadores da América, três Grandes Prêmios de Fórmula 1, Grande Prêmio Rio 400 de Fórmula Indy, além da nomeação de cardeais na cidade do Vaticano. Foi vice-presidente eleito do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora e da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Minas Gerais. Em 2009 lançou o livro documental de fotografias“JF Anos 80” no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes. Atualmente trabalha na assessoria de imprensa da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Juiz de Fora.

domingo, 25 de julho de 2010

"Dia Nacional do Escritor"




Feira Internacional do Livro de Paraty

A Flip chega à sua 8a. edição como um dos mais importantes eventos culturais de Paraty e do país. Sua programação não se limita apenas às palestras. Acontecem também a Flipinha, a FlipZona, a programação da Casa da Cultura, a Off FLIP, shows, apresentações de teatro, lançamento de livros... E contará, entre outros escritores e poetas, com a presença de Ferreira Gullar, que deverá concorrer ao Prêmio Nobel de Literatura.
Conferir em www.flip.org.br
Por Paulo Tostes

quarta-feira, 21 de julho de 2010

"21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo"

Uma programação cultural rica e diversificada composta por mais de 700 atividades distribuídas por pelo menos 400 horas durante 11 dias. É o que encontrará quem for à 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, de 12 a 22 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Zona Norte da capital paulista.

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é o grande momento do livro no Brasil. É hoje o terceiro maior evento do gênero do mundo – as duas consideradas maiores são a Feira do Livro de Frankfurt e a Feira Internacional do Livro de Turim. É palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que preparam seus lançamentos para esse período. Atrai jornalistas, empresários e escritores do mundo inteiro e com ótima visibilidade na mídia. Além da larga oferta de livros, a Bienal do Livro oferece uma intensa programação cultural, desenvolvida para despertar o gosto pela leitura em mais de 700 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos. A organização da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo convidou um grupo de profissionais de expressivo conhecimento na área para enriquecer ainda mais a programação cultural do evento. Para o Conselho de Curadores, foram convidados o sociólogo Danilo Santos de Miranda, diretor do SESC (Serviço Social do Comércio); o físico e engenheiro Hubert Alquéres, diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; e o poeta, jornalista e professor universitário Augusto Massi. Os três vão contribuir de forma geral com as equipes responsáveis pelas atividades, atrações e eventos culturais preparados para a Bienal do Livro 2010. Cada segmento temático de atividades terá um curador específico. A programação cultural da feira terá como principais temas: Monteiro Lobato, Clarise Lispector, Livro Digital e Lusofonia.

Fonte e mais informações:

http://www.bienaldolivrosp.com.br/

Piotr Dumala e seu Franz Kafka



O produtor de animações e diretor polonês Piotr Dumala, responsável pela criação de magníficas obras animadas tais como "Crime e Castigo" (baseado na obra homônima de Dostoievski) e "Os muros", possui também em seu repertório artístico o instigante "Franz Kafka" (1992), animação esta que se utiliza da técnica chamada "animação destrutiva" que se consiste em apagar uma imagem para em seguida redesenhá-la, dando início a um novo frame. A produção está repleta de alusões às obras kafkianas (em especial, a novela "A metamorfose") e se passa em um ambiente de aparência opressiva, no qual se percebe a influência do Expressionismo e do Surrealismo.

O vídeo pode ser encontrado no link abaixo:

Piotr Dumala - Franz Kafka

terça-feira, 20 de julho de 2010

"Crime e Castigo" de Fiódor Dostoiévski

Concebida pelo célebre escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881)[1], a obra do ano narra os dramas psicológicos sofridos por um jovem estudante (Raskólnikov) que deixa a faculdade de direito em função de sua precária situação financeira e comete um crime. Na tentativa de preservar sua dignidade e explicar esta quebra dos limites, Raskólnikov entende que há homens ordinários e extraordinários, e observa que, na história, os grandes homens, como Napoleão, foram absolvidos de seus crimes ao fazerem algo em prol do avanço ou da mudança da humanidade. Neste contexto de “crime permitido”, Dostoiévski explora os conflitos entre a justificação racional dos atos humanos e o sentimento moral de culpa, entre as idéias éticas e políticas.


[1] Crime e castigo (1866) marca o início da etapa dos seus grandes romances. Em continuidade a esta etapa seguem-se: O idiota (1868); Os demônios (1872); Os Irmãos Karamázov (1880).

"Frankenstein" de Mary Shelley

“Acaso, ó Criador, pedi que do barro
Me moldasses homem? Porventura pedi
Que das trevas me erguesses?”

John Milton, Paraiso perdido, X, 743-5


Edição inglesa de Frankenstein, publicada pela Colburn and Bentley em 1831.
Gravura de Theodor von Holst
(1810-1844).



Inspirada em histórias alemãs de fantasmas e em conversas sobre as supostas experiências de animação de matéria morta realizadas por Erasmus Darwin e sobre o galvanismo, a obra do mês relata a história do respeitado Dr. Victor Frankenstein que ambicionava recriar a vida. Contudo, diante da façanha de juntar e animar partes componentes de uma criatura, ele foge de sua criação cheio de terror, revelando-se incapaz de responsabilizar-se pela situação que gerou.
Em um clima permeado pelos primórdios da Revolução Industrial e pela tradição empirista, Mary Shelley (1797-1851) propicia aos seus leitores discussões sobre a natureza da vida e sobre a capacidade racional do homem de controlar o mundo natural e sua própria história através da ciência e da tecnologia. Também é marcante em sua obra a alusão à história cristã da "queda" do homem ao pecado, retratada na destruição moral e física do Dr. Frankenstein, e na perda da inocência e da bondade da criatura, ressaltando-se a tênue fronteira entre o bem e o mal.

Texto original http://www.literature.org/authors/shelley-mary/frankenstein/

"Crenças e Mutações" de Adauto Novaes

Desde 2007 através por iniciativa do filósofo e jornalista Adauto Novaes, acontece como fórum de discussões sobre as novas formas de pensamento que tentam acompanhar as recentes transformações sociais, a série "Mutações", que chega à quarta edição com o tema "A invenção das crenças".
Com 22 palestras acontecendo de agosto a setembro em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, dispõe de conferencistas como Newton Bignotto, Antonio Cícero, Jean Pierre Dupuy, Maria Rita Kehl, Eugênio Bucci, François Jullien, Jorge Coli e José Miguel Wisnik.
Os interessados poderão obter informações e fazer as inscrições no site http://www.academia.org.br/ (Rio), telefone (31) 3224-5350 e e-mail appa@appa.art.br (Belo Horizonte), (11) 5080-3008 e mutacoes@vilamariana.sescsp.org.br, (61) 3206-9448 e http://www.gie.cespe.unb.br/ (Brasília).

sábado, 17 de julho de 2010

Kafka em Mãe e Marés

No seu titulo original "À Mére et Marées", (uma curta-metragem realizada por Alain Fournier) conta uma histórias de sucessivas mutações e alterações no corpo de um rapaz na costa Norte do Quebec.

Este é um cenário, que em tudo, poderia perfeitamente ser assinado por Kafka bem como, associado em muitos pontos à sua obra "Metamorfose". Pois, à semelhança da mesma faz acompanhar o espectador de uma intensa angustia existencial e sofrimento. Em 2009, Mãe e Marés recebeu o prémio europeu da Curta-Metragem atribuido no BIFFF, Brussels International Fantastic Film Festiva.

Afinal, Gregor se transformou mesmo em uma 'Blattella germânica', a vulgar, barata?


“A Metamorfose” do tcheco Franz Kafka é um livro no qual, de maneira peculiar (mais precisamente kafkiana, claro), o leitor é colocado, desde as primeiras linhas, sem qualquer prévia ou introdução geral, diante de grandes tensões e conflitos. Por conta dessa ausência de orientações, explicações e razões – as quais permanecemos desejando e buscando do começo ao fim da leitura, num esforço em vão, já que elas não estão mesmo ali – inúmeras perguntas perturbam nossos pensamentos; e algumas delas talvez continuem perturbando para a vida toda, creio eu. Uma das mais interessantes é: seria mesmo em uma barata que Gregor se transformara?


Muitas pessoas, tentando se recordar deste livro de Kafka, dizem: “Ah, é aquele do cara que virou uma barata!”. Mas a coisa, em todos os sentidos, não é assim tão simples e superficial... A descrição de um inseto que causa repulsa, asco, nojo, repugnância, e a forma como é feita essa caracterização ao longo da estória, se aplicariam muito bem a uma barata. Mas não só.


Muitos tradutores e adaptadores traduziram ou interpretaram o termo "inseto" por "barata", talvez pensando que era óbvio (mas, ao menos pra mim, Kafka não era tão óbvio assim), ou por outros motivos. Peter Kuper, o qual fez uma adaptação em quadrinhos do livro, seguiu essa linha em seus desenhos.


No original alemão, a primeira frase é a seguinte:


Als Gregor Samsa eines Morgens aus unruhigen Träumen erwachte, fand er sich in seinem Bett zu einem ungeheueren Ungeziefer verwandelt. (Franz Kafka: Gesammelte Werke. Band 5, Frankfurt a.M. 1950 ff., S. 57-73)


O termo "ungeheuer[en]" (aqui com a declinação do adjetivo no dativo) significa, no português, "enorme", "monstruoso". E o "Ungeziefer" pode ser "bicho", "inseto". Portanto, é como na boa tradução de Modesto Carone (Companhia das Letras, 1997): "inseto monstruoso", nada de barata, que pode ser "Schabe" ou "Kakerlak" no alemão. Além disso, parece que o próprio Kafka pediu para não ser desenhado inseto algum na capa do livro quando foi publicado.


É também possível pensar, que a decisão sobre essa questão talvez dependa, um pouco ou um muito, da interpretação geral que se faça da estória e das intenções de seu autor. Sendo assim, dada a falta de evidência cabal, e apesar de eu, particularmente, não gostar de ter que dizer isso, fica a critério da imaginação de cada um... E a dúvida permanece...



quarta-feira, 14 de julho de 2010

Kafka no Cinema

No âmbito cinematográfico Franz Kafka teve as seguintes adaptações: Le Procès/The Trial - Orson Welles (1962); The Castle - Rudolph Noelte (1968); Informe para una academia - Carles Mira (1975); The metamorphosis of Mr. Samsa - Caroline Leaf (1977); Informe per a una acadèmia - Quim Masó (1989); Kafka - Steven Soderbergh (1991); The Metamorphosis of Franz Kafka - Carlos Atanes (1993); Amerika - Vladimir Michalek (1994); Das Schloss - Michael Haneke (1996); La metamorfosis - Josefina Molina (1996); The Trial - David Hugh Jones (1996); Metamorfosis - Fran Estévez (2004).

A primeira adaptação: Le Procès (O Processo) dirigido por Orson Welles (mesmo diretor de Don Quixote, 1992) é baseada em obra homônima de Franz Kafka. Enredo: Joseph K. (Anthony Perkins) é um homem reservado, que vive na pensão da senhora Grubach (Madeleine Robinson) e se dá bem com todos os demais moradores do local. Um dia ele é acordado por um inspetor de polícia (Arnoldo Foà), o qual lhe informa que está sendo processado, mas ninguém lhe diz do que ele é acusado. Durante o processo, Joseph segue com suas atividades normais, tendo apenas que ficar à disposição das autoridades a qualquer hora do dia. Incomodado por não saber qual é a acusação, ele decide investigar em busca de uma resposta. Para descobrir sobre a razão de tudo isso e demonstrar sua inocência, ele tenta olhar por trás da fachada do sistema judicial. Mas uma vez que isso se mostra inútil, parece não haver chance para Joseph escapar deste pesadelo kafkiano.


titulo original: (Le Procès)
lançamento: 1962 (França) (Alemanha) (Itália)
direção: Orson Welles
duração: 120 min
gênero: Drama

"Aulete Digital"

Vale conhecer o projeto "Aulete Digital" da editora Lexikon (especializada em obras para plataformas digitais) / Obras de referência com o seu Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa.
"O Caldas Aulete poderá ser instalado nos computadores de todos os usuários da internet. Um dicionário on-line, que oferecerá o maior banco de dados da língua portuguesa, permanentemente atualizado."
Acesse:

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A cidade de Franz Kafka

Para a oportuna leitura de Franz Kafka, eis um pouco da cidade onde o escritor tcheco viveu. No destaque, a catedral de São Nicolau e o rio Moldávia, cenário também do conto "O veredicto", onde o protagonista se afoga, assim obrigado pelo próprio pai.
Por Paulo Tostes

domingo, 11 de julho de 2010

"Escher" (1898-1970)

Neste mês em que leremos duas obras, uma delas a adaptação imagética em quadrinhos da obra "A metamorfose" de Franz Kafka, feita por Peter Kuper, é interessante pesquisar e conhecer outras expressões da arte da imagem, quer sejam adaptadas ou não aos quadrinhos, charges, gravuras, ilustrações e outras expressões da arte.
Um dos grande nomes do século XX é Mauritus Cornelis Escher (1898-1970) e sua impressionante obra em gravuras e ilustrações expressando sua arte inspirada pelo tantos lugares que passou (Itália, Espanha, França) além da Holanda natal e seu mestre, Jesserum de Mesquita (1868-1944).
Em particular da influência do Alhambra mourístico de Granada, Espanha, em sua obra.
Um artista que vale conhecer a obra exposta no website oficial em:

"Simpósio Internacional de Contadores de Histórias"

Na esteira da 9ª edição do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias, de 29 de julho a 1° de agosto no Sesc Copacabana, acontece também o concurso que premiará o melhor microconto de suspense (140 caracteres do Twitter). O vencedor leva um e-reader.
Acesse:

sexta-feira, 9 de julho de 2010

"Kafka de Crumb"

Obra inspirada nas de Franz Kafka (além do próprio) o pai dos HQ´s e autor com um dos estilos mais característicos no gênero, Robert Crumb, é outro que também retratou o autor/obra do mês com o seu "Kafka de Crumb" (2010, Desiderata, 184 págs., R$ 39,90).
Sinopse:
"Esta é uma biografia não convencional sobre Kafka, com desenhos de Robert Crumb e texto de David Zane Mairowitz. A obra, que não chega a ser uma HQ nem um livro propriamente dito, pois flutua entre ambos, traz resumos, análises e desenhos de obras de Kafka."

quinta-feira, 8 de julho de 2010

"Concurso cultural Redescobrindo o Brasil"

Achei o cartaz por acaso, em minha útlima visita ao caixa eletrônico do Santander, e gostei da idéia. Como ex-intercambista patrocinada por eles, tenho, digamos, uma dívida de gratidão e, por isso, resolvi divulgar o concurso (é claro que tenho segundas intenções, mas isso é outra postagem).
Para participar é simples, basta enviar uma foto de uma viagem feita pelo Brasil, com uma legenda explicativa para o site www.redescobrindobrasil.com.br, até dia 31 de Julho de 2010. A intenção é mostrar a pluralidade e as riquezas do país. Concorre-se a uma viagem com acompanhante para quatro destinos: Gramado/Canela, Manaus, Rio de Janeiro e Salvador, além de R$ 5.000,00 e um Smartphone com câmera para registrar a vida boa. Para aqueles de espírito menos auto-confiante ou pouco otimistas, ainda há prêmios para o segundo e terceiro colocados.
Ah, como não consegui capturar a logo do concurso no site e, antes que alguém me processe, a foto do post é minha, viu! Tirei numa viagem incrível que fiz a ...

Festival de Cinema de Gramado


De 06 a 14 agosto de 2010, estará acontecendo a 38ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Oficializado pelo Instituto Nacional de Cinema/Inacen em janeiro de 1973, o Festival do Cinema Brasileiro de Gramado teve seu ponto inicial nas mostras promovidas durante a Festa das Hortênsias, entre 1969 e 1971. O entusiasmo da comunidade artística nacional, da imprensa, dos turistas e dos gramadenses fez com que todos se engajassem num movimento com o objetivo de transformar a iniciativa num evento de caráter oficial. Foi assim que a Prefeitura Municipal de Gramado, a Companhia Jornalística Caldas Júnior, a Embrafilme, a Fundação Nacional de Arte e as secretarias de Turismo e de Educação e Cultura do Estado saíram em defesa da idéia e a tornaram realidade.
Data: 06 à 14 de Agosto de 2010

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Kafka em livros

Na condição de um dos autores mais revolucionários e significativos por sua obra, Franz Kafka inspira e se destaca em muitas produções de áreas tão distintas como Literatura, História, Filosofia, Antropologia, Ciências Sociais entre outras.
A seguir, outras significativas por suas propostas.
---
"Kafka pro e contra" de Gunther Anders (2007, Cosac Naify, 140 págs., R$ 38,00).
Sinopse: "Este livro, breve e denso como as narrativas de Kafka, é um modelo de crítica literária dialética. Ao iluminar reciprocamente prós e contras, Günther Anders instaura um sutil processo histórico e literário, capaz de revelar ao leitor o método do próprio escritor, com o duplo objetivo de lhe fazer justiça e, diante da injustiça do mundo, declarar a culpa que cabe a todos nós. Para o leitor brasileiro, a felicidade de ver incorporadas novas soluções e retraduzidos conceitos. "
---
"Primas: crítica cultural e sociedade" de Theodor Wiesengrund Adorno (1997, Ática, 288 págs., Esgotado).
Sinopse: "Sociólogo, filósofo, músico, crítico literário, Theodor W. Adorno é um representante do apogeu da cultura humanista européia neste século em meio aos sinais de sua dissolução. 'Prismas' é a mais importante reunião de ensaios do autor, e demonstra a força de um pensamento que não se deixa enclausurar pelos limites rígidos das disciplinas acadêmicas."

Revista de História da Biblioteca Nacional: "Judeus no Brasil - Terra prometida nos trópicos"

A Revista de História da Biblioteca Nacional (ano 5, n° 58) chega às bancas destacando a matéria de capa: "Judeus no Brasil - Terra prometida nos trópicos", com artigos sobre as sucessivas diásporas que trouxeram da Europa e Ásia ao Brasil, uma das mais antigas e relevantes religião e cultura da civilização. Destaque também para o Especial Gilberto Freyre.
Acesse:

terça-feira, 6 de julho de 2010

"Revelando os Brasis – Ano IV"

Estão abertas, até 30 de Julho, as inscrições para a quarta edição do Concurso de Histórias Revelando os Brasis.
O concurso é destinado a moradores de municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, que queiram contribuir com o registro da memória e da diversidade cultural do país, através da produção de vídeos que narrem histórias reais ou de ficção.
Quarenta autores serão selecionados e participarão de oficinas preparatórias de roteiro, direção, produção, fotografia, som, edição, direção de arte, mobilização cultural, comunicação colaborativa e direitos autorais, no Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas pelo projeto. Na etapa seguinte, eles contarão com o apoio da estrutura de produção oferecida pelo Revelando os Brasis para transformar suas histórias em vídeos de 15 minutos. Depois de finalizados, os vídeos são apresentados em suas comunidades por meio do Circuito Nacional de Exibição, que leva uma tela de cinema para ruas e praças dos municípios. As produções também são exibidas no Programa Revelando os Brasis, que vai ao ar pelo Canal Futura. Os vídeos do projeto são lançados em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil.
Nas três primeiras edições do projeto, entre 2004 e 2009, foram produzidas 120 obras, entre ficções e documentários.

O projeto é uma realização do Instituto Marlin Azul e conta com a parceria da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras.

Mais informações: http://www.cultura.gov.br/site/2010/05/31/revelando-os-brasis-iv/
Tel: (27) 3327-2751 ou pelo do e-mail
revelando@imazul.org

"Borges Kafka"

Autores tão distintos por suas biografias, línguas e culturas, Kafka e Borges tem no entanto muitas semelhanças em suas respectivas literaturas e perspectivas estéticas, talvez por isso, tenham inspirado eventos como a Bienal Borges-Kafka.
O evento reflete de modo diverso as semelhanças e vínculos expressos nas obras dos autores e, aconteceu pela primeira vez neste ano na capital argentina, Buenos Aires.
Acesse:

Concurso: "Amigo do Patrimônio"

A Fundação Alfredo Ferreira Lage (FUNALFA) promove o concurso para a logomarca do Prêmio "Amigo do Patrimônio".
Acesse:

domingo, 4 de julho de 2010

"21° Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga"


Já estão abertas as inscrições para o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga que, em 2010, chega à sua 21ª edição. O evento acontece entre os dias 17 e 31 de julho. No total, serão oferecidos 47 cursos de instrumentos antigos e modernos e dois workshops (cravo e música vocal francesa barroca), ministrados por professores de várias partes do país e do exterior. Na programação cultural, estão mais de 30 concertos e apresentações de formações orquestrais, grupos e músicos brasileiros e estrangeiros, todos com entrada franca, em teatros e espaços públicos. Ao longo de duas décadas, o evento marcou a agenda musical brasileira com uma celebração da arte durante 15 dias, sempre em julho. Nesta trajetória, promoveu cerca de 800 concertos, sempre gratuitos, unindo centenas de milhares de espectadores e milhares de artistas. Desta festa da música têm participado as mais importantes orquestras brasileiras, além de músicos e grupos destacados no exterior na interpretação historicamente correta do acervo colonial e antigo. Com o vasto acervo produzido de CDs, livros e DVD, trazendo à luz exemplos das composições dos séculos XVII e XVIII – algumas em primeira execução contemporânea – o evento provocou profunda mudança no cenário da cultura nacional e tem dado a um público diversificado e crescente acesso a um tipo de produção que poderia ficar restrita a iniciados. Este ano, mais uma vez, a Orquestra Barroca do Festival faz o registro, com instrumentos de época, do barroco europeu e de nossa música antiga. Em paralelo ao esforço de popularização e formação de público, o Festival investiu na pesquisa acadêmica com a realização do Encontro de Musicologia Histórica. O encontro é o maior evento brasileiro do gênero em número de edições bienais, número de trabalhos apresentados e impressos e duração temporal. Este ano, o Pró-Música lança os Anais do 8° encontro e prepara um novo passo com a reformatação do projeto para 2011. Nesta 21ª edição, é retomada a parceria com o Consulado Francês – Culturesfrance, com a participação de professores. Também a Faculdade de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participa do quadro de cursos com três professores. Premiado com as mais significativas distinções da cultura brasileira, o Festival é reconhecido como bem imaterial pela cidade de Juiz de Fora (MG), onde se realiza numa promoção do Centro Cultural Pró-Música.

Fonte e mais informações:
http://www.promusica.org.br/