segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Milton Santos (1926-2001)

Milton Almeida dos Santos (1926-2001) neto de escravos, alfabetizado em casa pelos próprios pais, graduou-se em Direito pela Universidade da Bahia (seu estado natal), mas destacou-se como pesquisador e autor de diversas obras em distintas áreas do campo da Geografia, estudos particularmente dedicados a urbanização e ao chamado "Terceiro mundo".
Intelectual engajado nas causas políticas e sociais, elaborou abordagem original e inovadora sobre o espaço e, sobretudo reflexões críticas profundas acerca do processo da Globalização - que chamava de "globalitarismo" - dando ênfase ao aspecto tirânico da mesma, apoiada na extrema desigualdade entre os países com uma lógica econômica injusta e em particular no "pensamento único", entre outras críticas, marcadas pelo pensamento lúcido que conservou até seus últimos meses de vida. Autor de mais de 40 obras, pioneiro em diversos conceitos atualmente estudados em muitas áreas e centros pelo mundo, foi professor e pesquisador em diversas universidades brasileiras e no exterior (onde viveu como exilado político e convidado). Recebeu múltiplos títulos de Doutor Honoris Causa, tanto de instituições brasileiras como estrangeiras, firmando-se como um dos grandes nomes da renovação da área de Geografia no Brasil. Uma de nossas maiores referências e mais expressivos intelectuais com valiosas contribuições a história do pensamento.
Para saber mais sobre Milton Santos, acesse:

www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Educacao/MiltonSantos.htm

sábado, 29 de agosto de 2009

"Clarice em alta"

Será lançada no Brasil em novembro a biografia de Clarice Lispector escrita pelo jornalista e crítico americano Benjamin Moser. Recém lançada nos Estados Unidos e na Inglaterra, "Why this world" (Oxford University Press) foi elogiado pela "The Economist" e pelo "The New York Times", que descreveu o livro como "uma biografia apaixonada e intelectualmente rigorosa". A obra será publicada aqui pela editora paulista Cosac Naify.
Celebrada no exterior, a escritora recebe homenagens aqui no Brasil. A Rocco, que desde de dezembro de 2008 está reeditando sua obra, terá um "Espaço Clarice Lispector" em sua estande na Bienal do Livro, em setembro. Também na Bienal, Malu Mader lerá trechos da obra de Clarice, como parte do projeto "O Livro em cena". No dia 9, véspera da abertura da Bienal, o Instituto Moreita Salles (Marquês de São Vicente 476) inaugura mostra "Clarice pintora", que reúne manuscritos e 16 telas em guache feitas pela escritora na década de 1970, e que até então nunca haviam sido expostas em conjunto. A vida e a obra da autora de "A hora da estrela" também estão ao alcance do público na elogiada peça "Simplesmente eu. Clarice Lispector", com Beth Goulart, em cartaz no Teatro I do Centro Cultural do Banco do Brasil.

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 29 de agosto de 2009.

"Raridade na Bienal"

A Bienal do Livro do Rio, que será inaugurada dia 10 de setembro, abrigará uma homenagem a um dos principais editores brasileiros do século XX: a exposição "José Olympio - o editor e sua casa". A mostra terá material inédito cedido pelo editor José Mário Pereira, autor do livro homônimo, que liberou mais de 200 títulos publicados por J. O., entre eles uma primeira edição de "Grande sertão: veredas" (1956), de Guimarães Rosa.

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 29 de agosto de 2009.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Museu Histórico Nacional, RJ

Um dos Museus mais representativos do país pelo acervo e programação, com exposições permanentes e itinerantes, oferecendo ainda diversos cursos é o Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro.
O site do Museu possui uma série de links para outras instituições com muitas informações, uma fonte valiosa para pesquisas no imprescindível enriquecimento e formação cultural.
Confira a programação em:

www.museuhistoriconacional.com.br

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

"Palimpsesto" de Ivan Junqueira



Palimpsesto



(A Antônio Carlos Secchin)


Eu vi um sábio numa esfera,
os olhos postos sobre os dédalos
de um hermético palimpsesto,
tatear as letras e as hipérboles
de um antiqüíssimo alfabeto.
Sob a grafia seca e austera
algo aflorava, mais secreto,
por entre grifos e quimeras,
como se um código babélico
em suas runas contivesse
tudo o que ali, durante séculos,
houvesse escrito a mão terrestre.

Sabia o sábio que o mistério
jamais emerge à flor da pele
por isso, aos poucos, a epiderme
daquele códice amarelo
ia arrancando como pétalas
e, por debaixo, outros arquétipos
se articulavam, claras vértebras
de um esqueleto mais completo.
Sabia mais: que o que se escreve,
com a sinistra ou com a destra,
uma outra mão o faz na véspera,
e que o artista, em sua inépcia,
somente o crê quando o reescreve.
Depois tangeu, em tom profético:
"Nunca busqueis nessa odisséia
senão o anzol daquele nexo
que fisga o presente e o pretérito
entre os corais do palimpsesto."
E para espanto de um intérprete
que lhe bebia o mel do verbo,
pôs-se a brincar, dentro da esfera,
com duendes, górgonas e insetos.

Fonte: http://www.revista.agulha.nom.br/ivan1.html

"O projeto do Renascimento" de Elisa Byington

Um dos melhores lançamentos do mercado editorial na área de História, dedicados ao período da Renascença Italiana é "O projeto do Renascimento" de Elisa Byington (2009, Jorge Zahar) da nova série Arte + da editora. Obra que, embora pequena em número de páginas, traça uma abordagem sintética competente e de considerável profundidade pela autora, especialista no tema, com excelente bibliografia ao final e destaque dos mais relevantes acontecimentos da época, e hoje, imprescindíveis a áreas distintas como Arquitetura, Artes, Letras, História e Filosofia.
Sinopse:

"O leitor é transportado para o competitivo cenário artístico da Itália nos séculos XV e XVI, detendo-se nos desafios estéticos do movimento que combinava naturalismo e beleza, imitação do passado e invenção do presente. "

Académie Française

Fundada por Richelieu em 1635 em Paris, sob o reinado de Luís XIII de França a - Academia Francesa - é o modelo inspirador da Academia Brasileira de Letras, fundada séculos depois no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, por Machado de Assis e outros ilustres de áreas diversas. Uma das instituições oficiais de maior prestígio da Europa e naturalmente, da França, país que preza por sua cultura e língua reconhecidamente um dos tesouros da "civilização Europa" e patrimônio cultural da humanidade. Cultura francesa que nos legou muitos dos grandes nomes das artes, ciências, história, filosofia e letras, embora nem todos tenham tido reconhecimento entre suas cadeiras, razão pela qual a cultura e a língua, continuam e sempre serão as maiores academias.
Acesse:

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

"A ponte de São Luís Rei" de Thornton Wilder

Qual a relação existente entre cinco pessoas que caem junto com uma ponte a milhares de metros de altura? Tentando responder essa pergunta; um religioso (Frei Junipero) passa a investigar as vidas de cada uma dessas pessoas vitimadas no incidente. Este é o enredo de "The bridge of San Luís Rey", do americano Thornton Wilder.

Escolhida para o encontro de setembro, a obra rendeu a seu autor o Prêmio Pulitzer no distante ano de 1927. E, segundo anotado na edição brasileira, vendeu 346 mil exemplares nos EUA no espaço de dois anos.

Aqui ela foi editada pela primeira vez em 1943, pela Cia. Editora Nacional, em tradução do escritor Monteiro Lobato, com o título de "A ponte de São Luís Rei".

Thornton Wilder (1897-1975)

Thornton Niven Wilder nasceu em 17 de abril de 1897 no estado americano de Wisconsin. Era o segundo filho do editor e diplomata Amos Parker Wilder, cuja profissão fez com que passasse parte da infância no exterior - mais precisamente na China e em Hing Kong. Concluiu seus estudos secundários na Califórnia, indo depois estudar arqueologia em Roma como aluno da Academia Americana.

Seu primeiro trabalho "The trumpet Shall Sound" foi publicado na Yale Literary Magasine em 1920. Em 1926 sua novela "The Cabala" refletia suas experiências na Europa, aludindo aos americanos expatriados reunidos em torno de Gertrude Stein. No mesmo ano recebe o título de Master of Arts em Literatura Francesa pela Universidade de Princeton.

"The Brigde of San Luis Rey" ("A ponte de São Luís Rei") - obra eleita pelo grupo para o encontro no próximo mês de setembro - foi publicada no ano seguinte e rendeu a Wilder seu primeiro Pulitzer, o prêmio literário mais importante dos Estados Unidos. Ele foi agraciado outras duas vezes: com as peças "Our Town" ("Nossa cidade", talvez seu título mais conhecido), de 1938 e "The Skin in Our Teeth", de 1943. Com isso o autor tornou-se o único (até a data presente) a receber o Pulitzer tanto na categoria de ficção quanto na de peça teatral.

Nos anos 30, lecionou na Universidade de Chicago, onde deu aulas de tradução, composição e literatura comparada. Diga-se de passagem, o talento do autor levou-o a desenvolver outras funções, como essa de professor e também as de ensaísta, roteirista e tradutor. Entre seus textos para teatro inclui-se a peça "The Matchmaker", adaptada como a internacionalmente aclamada comédia musical "Hello, Dolly!"

Os amigos de Wilder foram figuras de relevo dos dois lados do Atlântico, como Ernest Hemingway, F.S. Fitzgerald, Alexander Woollcott, Gene Tunney, Sigmund Freud, o diretor Max Reinhardt, Katharine Cornell, Ruth Gordon e Garson Kanin. Tais amizades encontram-se documentadas na prolífica correspondência do autor.

Thornton Wilder faleceu em 7 de dezembro de 1975, em Connecticut, vítima de um ataque cardíaco.

Eventos na Faculdade de Letras - UFJF

No retorno às aulas, a Faculdade de Letras da UFJF prepara uma série de eventos de interesse para seus alunos e comunidade (acadêmica) em geral. O primeiro deles será a aula inaugural do 2º semestre da pós-graduação em Estudos Literários, que ocorre amanhã, dia 25/agosto, às 17 horas no Anfiteatro da instituição, onde a Professora Else Vieira falará sobre "A Desterritorialização da Literatura Brasileira pós 1990".

Também estão programados, um curso de extensão (III Encontros com a Literatura) a partir do dia 29 de agosto; uma conferência - “Letramentos midiáticos: ganhos éticos e políticos da desestabilização identitária na escola”, a ser ministrada pelo professor doutor Luiz Paulo da Moita Lopes, da UFRJ, no dia 27 de agosto, às 10h, no auditório da Faculdade de Letras - e outra palestra: "O discurso no contexto profissional", que será proferida (em inglês) pelo Professor Srikant Sarangi, da Cardiff University (Reino Unido), no dia 01 de setembro; às 10 horas também no auditório da Fale.

Jorge Luís Borges: 110 anos.

Há exatos 110 anos nascia na argentina Jorge Luís Borges (1899-1986). Um dos maiores escritores latino-americanos e do gênero "fantástico" (ai rótulos, rótulos) de estilo absolutamente original à ponto de se transfigurar numa espécie de "fantasma" que desde então, "assombra" os escritores do continente americano em particular ("o que escrever de tão mais interessante depois dele?" dizem alguns). Obras como "Ficções" (1944) e "O aleph" (1949) entre outras, possuem um perene frescor inigualável de originalidade que arrebata, típicas de todo grande autor que como tal é celebrado de mil formas e em diversos lugares, como numa moeda na Argentina natal ou um monumento em Lisboa. De origem aristocrática, foi inteiramente educado para ser o escritor que se tornou, alfabetizado primeiramente em língua inglesa (da qual parte da família descendia) e depois, espanhola, além do francês e latim (aprendido na escola suíça onde a família morou quando das viagens que fez até fixar-se em Buenos Aires) além do alemão e outras línguas que dominava, ou parcialmente, tinha relativa familiaridade. Legou a doença da cegueira que acompanhava a linhagem paterna há 5 gerações, de modo que quando convidado a assumir a Biblioteca Nacional da Argentina, se encontrava na inusitada situação de quem então "teria muitos livros ao mesmo tempo que era tomado pela escuridão" o que no entanto, não o impediu de continuar a produzir excelentes obras através de sua assombrosa memória e ímpar criatividade. Da miríade temática tratada com maestria em suas obras à ponto de ter convencido alguns como verdades factuais, quando nada mais eram que peças inteiramente ficcionais criadas por sua imaginação (como ruas, lugares, livros e edições além de autores) estão áreas como a História, Filosofia, Teologia, Literatura e Filologia. Autores e intelectuais tão diversos como o italiano Ítalo Calvino (1923-1985) no seu "Porque ler os Clássicos" (2000, Cia das Letras) e o filósofo francês Michel Foucault (1926-1984) citado na introdução do seu "As palavras e as coisas" (2007, Martins Fontes) como inspiração para a mesma, seriam marcadamente influenciados por ele. No Brasil que visitou por 2 vezes, teve sua obra completa traduzida e lançada pela editora Globo de Porto Alegre e mais recentemente, pela Cia das Letras ainda em curso, com novo projeto gráfico. É autor de presença absoluta no index de toda e qualquer biblioteca básica que se preste, ao lado dos tantos outros que figuram no panteão literário. Atualmente se percebe também uma "nova onda" típica do "revival" em relação a ele em lançamentos como "Jorge Luís Borges - Um escritor na periferia" de Beatriz Sarlo (2008, Iluminuras), "O olhar de Borges - Uma biografia sentimental" de Solange Ordonez (2009, Autêntica) e "O século de Borges" de Eneida Maria de Souza (2009, Autêntica), "Machado e Borges" de Luis Augusto Fisher (2008, Arquipelago) entre outros. Vale conhecer também a obra "Borges no Brasil" (2001, Unesp) organizado por Jorge Schwartz quando da comemoração do centenário do escritor argentino reunindo ensaios, teses, artigos, iconologia e entrevistas. A organização reúne escritos sobre Borges de autores brasileiros como Walnice Nogueira Galvão, Davi Arrigucci Jr., Mário de Andrade, Guimarães Rosa, Murilo Mendes e Clarice Lispector.

domingo, 23 de agosto de 2009

Curso Abril de jornalismo

"Você quer ser jornalista?"

A editora Abril procura jovens para esta fascinante carreira.
Se você acha que tem talento para escrever e possui diploma universitário, apresente-se.

CURSO ABRIL DE JORNALISMO 2010

Jornalismo / Design / Video / Mídias Digitais / Fotografia

Mais informações e regulamento no site:

British Library: Henry VIII

Segue até o próximo dia 6 de setembro na - British Library - real e virtual on line a mais completa exposição sobre aquele que foi, talvez, o maior Rei da Inglaterra e certamente o maior da dinastia Tudor: Henrique VIII ou Henry VIII.
O monarca, famoso pela cisão com a Igreja Romana no século XVI por conta da anulação de seu casamento e pela obsessão por um herdeiro do sexo masculino para manutenção de sua linhagem e sucessão no poder, é célebre também pelas muitas reformas que operou numa autência revolução que transformaria a Inglaterra para sempre.
A mesma Inglaterra que pouco depois sob o governo de sua filha Elizabeth (sua filha com Ana Bolena, a 2ª de suas 6 esposas) se tornaria a maior potência européia e ainda atualmente, uma das maiores do mundo.
Confira em:

sábado, 22 de agosto de 2009

Especial História Viva: "Cavaleiros - Heróis ou vilões?"

Está nas bancas mais uma edição da revista História Viva Especial (Duetto) com o tema: "Cavaleiros - Heróis ou vilões?" com tema ainda pouco conhecido daquela que é, ainda, mais desconhecida dos brasileiros (apesar das muitas produções cinematográficas dedicadas ao tema e período) - a Idade Média - e nela, a ordem dos cavaleiros e suas muitas particularidades. Na presente edição muitas informações e textos sobre a sociedade feudal, as funções exercidas pelos cavaleiros nas cortes, as lendas, os templários, os personagens famosos que dela tomaram parte, a literatura e histórias que envolvem estes personagens e em destaque, matéria sobre "o código de ética" entre outros aspectos. Todos muito interessantes para quem aprecia a História e tem particular apreço pelo período.
Acesse:

Antônio Vieira 400... e 1

Salvo um engano coletivo dos historiadores, o padre Antônio Vieira nasceu em 1608. As comemorações do quarto centenário de seu nascimento, no entanto, ainda não terminaram: na próxima semana, autoridades e pesquisadores de Brasil, Itália e Portugal se reúnem na UERJ e no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro para debater a obra do autor que Fernando Pessoa chamou de imperador da língua portuguesa. O encontro será aberto na terça-feira de manhã e vai até a tarde de quinta-feira. Entre os palestrantes, nomes como Guiomar de Grammont, João Adolfo Hansen, Alcir Pécora e Silvano Peloso. Mais informações pelo e-mail: congressoantoniovieira@gmail.com, ou pelo telefone (21) 2334-0633.

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 22 de agosto de 2009.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

"Os diários de Friedrich Kellner" n´O Mundo.Doc do Canal Futura

"O Mundo.Doc de sábado, 29 de agosto, em memória pelo aniversário de 70 anos da Segunda Guerra Mundial, exibe o documentário inédito Os Diários de Friedrich Kellner. O filme revela as atrocidades do nazismo testemunhadas bem de perto, no dia-a-dia do soldado. Além dos diários de Friedrich, a produção acompanha a vida de seu neto, Robert Scott Kellner, que atualmente usa as denúncias do avô para alertar as pessoas sobre ideias totalitárias.
Os Diários de Friedrich Kellner vai ao ar dia 29 de agosto, sábado, às 17h30, com reprise domingo, dia 30, às 19h30."

Acesse o canal em:

http://www.futura.org.br

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Seminário "Construindo a Cidadania"

A Câmara Municipal, por meio da Comissão Especial para Revisão da Lei Orgânica Municipal, tem a honra de convidar para o seminário "Construindo a Cidadania", que será realizado nos dias 27 e 28 de agosto de 2009, no Salão Avenida, no Ritz Plaza Hotel - Av. Barão do Rio Branco, 2.000, centro. Juiz de Fora, MG.

Para a programação e inscrições, acesse:

domingo, 16 de agosto de 2009

Euclides da Cunha

Ontem, sábado 15 de agosto, o Brasil celebrou o centenário de morte de um dos maiores escritores e intelectuais brasileiros: Euclides da Cunha (1866-1909). Autor do memorável "Os Sertões" (1902), membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e imortal da Academia Brasileira de Letras, passado também pela tradicionalíssima escolar militar do exército (então monarquista embora ele um ferrenho republicano) além de professor do Colégio Dom Pedro II e adido político-militar sob ordens do Barão do Rio Branco em missões como no Alto Purus, na Amazônia brasileira fronteira com o Perú. Uma vida complexa e atribulada, cujo ápice deu-se na trágica morte no bairro da Piedade, Rio de Janeiro, mas já bem antes tendo conquistado lugar de destaque como um dos ícones maiores da cultura e história nacional.
Acesse o "site oficial" do escritor pela Academia Brasileira de Letras em:

www.euclidesdacunha.org.br

"A fé cega" com Richard Dawkins no GNT.Doc

O canal GNT (41 pela Sky) nos dias 20 e 21, às 21h, exibirá a série "A Fé Cega" mediado pelo biólogo Richard Dawkins. No primeiro episódio "Deus - Um delírio" ele viaja pelo mundo para mostrar como o fundamentalismo religioso pode ser perigoso, ocasionando guerras e sendo o caminho para o fim da ciência e do pensamento racional. O segundo: "O vírus da fé?" usa a ciência para questionar o papel da religião na formação do homem. Ele quer provar que os valores morais não estão ligados à fé e que, às vezes, ela pode prejudicar o bom senso das pessoas. Acesse o site do canal em: http://gnt.globo.com

"O segredo das minas do Rei Salomão" - Acadêmicos do Salgueiro, 1975

No ano de 1975 a Acadêmicos do Salgueiro decidiu levar para a avenida a história das Minas do Rei Salomão. Não exatamente a obra de Sir Henry Rider Haagard, porque na época (lembrem-se de que estávamos sob comando dos militares) eram proibidos enredos que não tratassem de temas nacionais. Porém a escola driblou isso ao sugerir que o reino de Ofir (onde supostamente o tesouro estava escondido) era, na realidade, o Brasil.

De acordo com o site da agremiação, a intenção do enredo foi retratar a possibilidade de o território brasileiro ter sido "visitado" por fenícios antes da chegada oficiosa dos portugueses em 1500. Seja como for, é um samba que merece ser ouvido, sobretudo pela curiosidade de que foi a primeira junção de sambas concorrentes de que se tem notícia. A gravação aqui apresentada é de um disco gravado por Jamelão intitulado "Os melhores sambas-enredo de 1975".

sábado, 15 de agosto de 2009

"Cavaleiros da Cultura"


A descoberta foi feita por acaso: vagando entre as estantes da Biblioteca Municipal, escolhi um livro doado por essa associação e decidi visitar o site para conhecer. E, olha, que iniciativa bacana a desse pessoal.

A Associação Cavaleiros da Cultura é um grupo sem fins lucrativos que promove cavalgadas pelo país nas quais distribuem-se livros a bibliotecas e escolas públicas. Desde sua criação em 2008, já distribuiu mais de 10 mil livros nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Para mais informações, acesse: http://www.cavaleirosdacultura.org.br/index.php

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

" Brasil: la hora del 'portunhol' "

Foi firmado no último dia 04 de agosto em Brasília um memorando entre o Instituto Cervantes, na figura de sua diretora geral Carmen Caffarel, e o Ministério da Educação brasileiro, representado pelo seu titular, o ministro Fernando Haddad.

A partir de agora a Língua Espanhola estará disponível como disciplina optativa também no ensino Fundamental (já o era para o Ensino Médio desde 2005), o que deve elevar para 45 milhões o número de potenciais "hispano-hablantes". As vantagens da iniciativa seriam a facilitação das trocas entre o Brasil e seus parceiros do Mercosul e, também, a do acesso do público aos livros no idioma original de autores como Julio Cortázar (foto), Gabriel García Márquez e Mario Vargas Llosa, entre outros. O problema: formar mão de obra capaz de atender à demanda.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Revista de História da Biblioteca Nacional: "Especial Euclides da Cunha"

Nas bancas a edição de nº 47 traz em destaque matérias dedicadas ao autor cujo centenário de morte completa-se no dia 15 de agosto, com obra das mais significativas para a cultura das letras e história do país: "Especial Euclides da Cunha". O autor será tema de debate em eventos na Biblioteca Nacional além de celebrado em revistas, suplementos e programas de tv, revelando um intelectual muito além de sua maior ou mais conhecida obra "Os Sertões" (1902). Confira:

http://www.revistadehistoria.com.br/

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Instituto Cidade

É precioso andar por uma cidade e perceber o que ela abriga além dos belos monumentos, museus e lugares que tenha como instituições que promovam seus cidadãos e assim, a tão desejada qualidade de vida expressa no índice da ONU o - IDH - Índice de Desenvolvimento Humano. O mesmo que se torna viável para a sociedade civil através de organizações e movimentos como o do Instituto Cidade. Mas o que ele é?

"O Instituto Cidade, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, fundamenta suas ações no compromisso com a transformação e o desenvolvimento humano, econômico, social e cultural sustentável e participativo das comunidades em que atua.

Ancorado neste princípio, orienta suas ações de modo a estimular e promover, entre os indivíduos em suas comunidades, o gosto, a compreensão, a percepção e a prática da vida cívico-comunitária enquanto cidadãos."

Contatos: Avenida Francisco Bernardino, nº 30, centro. Juiz de Fora, MG. CEP:36013-100.
Telefone: (32) 3218-1718 - e-mail: atendimento@institutocidade.org
Acesse:

domingo, 9 de agosto de 2009

MAPRO - Fundação Museu Mariano Procópio

Uma das grandes referências museológicas do país e de Minas, o Museu Mariano Procópio, pertecente a - MAPRO - Fundação Museu Mariano Procópio - ligado à Prefeitura de Juiz de Fora, MG, município ao qual foi doado o acervo pela família Procópio Ferreira Lage, abrigando um dos mais relevantes acervos do Brasil Império.
A "vila", prédio do Museu localizado na parte interna da área onde se incluem um parque e lago com área verde, encontra-se provisioriamente fechado para restauração e reforma completa, onde sua estrutura passa por completa recuperação, com a ainda recente transformação do Museu em Fundação, viabilizando o providencial aporte de recursos públicos privados para manutenção do precioso acervo e coleções, além da promoção da cultura e memória na cidade em eventos e cursos.
Acesse:

Secretaria de Política Social de Juiz de Fora Fundação Museu Mariano Procópio – MAPRO. Sede Administrativa: Rua Dom Pedro II 350, Mariano Procópio – CEP: 36.035-090. Parque: Rua Mariano Procópio 1.100, Mariano Procópio – CEP: 36.035-780. Villa Ferreira Lage e Prédio Mariano Procópio: fechados para restauração. Telefones: 3690-2200 / 3690-2211. e-mail:

mapro@pjf.mg.gov.br

sábado, 8 de agosto de 2009

"Especial Euclides da Cunha" na GloboNews

De 16 a 23 de agosto, às 23h, a Globonews (canal 40 pela SKY) exibirá o Especial Euclides da Cunha. Será mais uma homenagem a efémeride de centenário de morte do célebre intelectual e escritor brasileiro, autor do clássico "Os Sertões" e de outras obras e feitos relevantes dos quais a série irá retratar ao longo dos episódios.

"Prêmio Cunhambebe"

"Já foram escolhidos os dez finalistas da segunda edição do Prêmio Cunhambebe de Literatura Estrangeira, que contempla o melhor livro estrangeiro de ficção publicado no Brasil em 2008.
Na lista estão "História do pranto", de Alan Pauls, "Putas assassinas", de Roberto Bolaño e "O encontro", de Anne Enright. A lista completa está em www.premiocunhambebe.org"

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 8 de agosto de 2009.

"Editando Euclides"

A Academia Brasileira de Letras inicia dia 11 um ciclo de conferências em homenagem ao centenário da morte de Euclides da Cunha. A primeira palestra será de Walnice Nogueira Galvão, responsável pela edição crítica de "Os Sertões", que falará sobre "Os desafios de editar Euclides da Cunha". As palestras serão realizadas toda terça-feira, às 17h30m, até outubro. Inscrições pelo site: www.academia.org.br/, ou pelo telefone (21) 3974-2500.

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 8 de agosto de 2009.

Michelangelo

Está chegando às livrarias "Cartas escolhidas" (Editora Unicamp e Unifesp), de Michelangelo Buonarroti, com tradução, prefácio, seleção e notas de Maria Berbara. É a primeira tradução das cartas para o português, realizada diretamente do original italiano.

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 8 de agosto de 2009.

Sinopse: "'Cartas Escolhidas', de Michelangelo Buonarroti, oferece ao leitor uma tradução, realizada diretamente do original italiano, de uma seleção de cartas escritas pelo escultor, pintor, arquiteto e poeta entre 1496 e 1563. Amparado por aparato crítico, o livro inclui a contextualização e comentário individual a cada carta, trazendo à consideração as investigações relativas a este florentino."

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Novo Dicionário HOUAISS

A editora Objetiva disponibilizou o novo - Dicionário Houaiss - agora devidamente ajustado ao novo - VOLP - ainda envolto em discussões dos especialistas da língua nos países lusófonos que, aqui, foi colocado sob responsabilidade dedicada, criteriosa e atenta do imortal e referência acadêmica de nosso país: Evanildo Bechara. A presente edição é acompanhada de um cd com outros muitos recursos que otmizam o uso da obra com o diferencial recurso da - etimologia - que dá destaque diferenciado a obra em relação as demais do gênero.

Submissão de trabalhos para II Semana de Letras/UFJF

Conforme e-mail recebido da Comissão Organizadora do evento, eis as informações relativas ao envio de trabalhos:

"O Centro Acadêmico Murilo Mendes realizará entre os dias 19 e 23 de outubro a II Semana de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Os interessados em apresentar comunicação deverão encaminhar resumo do dia 03 a 31 de agosto para o endereço resumosemanadeletras@yahoo.com.br.

Os resumos deverão ser enviados com no mínimo 300 palavras e no máximo 500, com a identificação do eixo temático o qual o trabalho se insere: estudos linguísticos, estudos literários, estudos de literatura e língua latina e estudos da tradução.

Cada participante poderá enviar um trabalho como autor e outro como co-autor. Os trabalhos serão avaliados por uma banca científica, e os aceites serão enviados até o dia 04 de setembro.
Este ano haverá a publicação dos trabalhos nos Anais do evento, dessa forma, os autores que tiverem seus resumos aprovados e interesse em publicar seus trabalhos, deverão enviá-los do dia 07 a 25 de setembro, sendo devidamente avisados por e-mail.
Informações no site semanadeletrasufjf.zip.net

Em caso de dúvida ou para maiores esclarecimentos, entre em contato com a comissão organizadora através do e-mail semanadeletrasufjf@yahoo.com.br "

"Macunaíma, herói da nossa gente" - Portela, 1975

Na seqüência de minhas postagens sobre Literatura e Carnaval, quero hoje falar de um antológico samba enredo apresentado pela Águia de Madureira em 1975; ano em que abundaram enredos com uma temática "literária" (a Mangueira veio com "Imagens poéticas de Jorge de Lima" e o Salgueiro com "O segredo das minas do Rei Salomão"). Composto por David Corrêa e Norival Reis, o samba portelense se apóia num refrão em forma de cantiga que se "cola" ao ouvido e aumenta consideravelmente o apelo da obra.

Aqui apresentado numa gravação da cantora Clara Nunes, o samba exibe toda a beleza de sua letra que descreve, com incrível exatidão, o amplo enredo do romance experimental de Mário de Andrade, sem deixar de lado as passagens mais expressivas, como a luta do herói contra Piaimã e o casamento com Cy, pessoa que lhe deu o amuleto conhecido como muiraquitã.

Se há na obra algum senão, é o fato de apresentar Macunaíma como um herói com caráter. Ou, ao menos, com menores e mais discretos defeitos que o "herói sem nenhum caráter" do romance. Se isso é ruim, não sabemos. O julgamento, quero crer, deve incidir sobre o valor artístico da obra e, neste caso, não tenho nenhuma restrição a fazer. Os portelenses é que costumam reclamar do quinto lugar obtido naquele carnaval...


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O Grupo Baader Meinhof de Stefan Aust / Uli Edel

É sempre difícil agradar à crítica quando se coloca nas telas um episódio da história relativamente recente. O filme O grupo Baarder Meinhof, do diretor de Christiane F, Uli Edel, dividiu as opiniões na Alemanha, trazendo à tona as desventuras de um dos mais importantes e controversos movimentos de esquerda dos ano 70 no país.
O grupo Baarder Meinhof narra a trajetória da Rote Armee Fraktion (Fração Exército Vermelho) RAF na sigla em alemão. Movimento de guerrilha de esquerda, o grupo formado por Andreas Baarder e a jornalista Ulrike Meinhof nasceu em 1967, como reação à violenta repressão policial ao movimento estudantil, que protestava contra a visita do xá do Irã a Berlim. Durante a manifestação, um estudante foi morto por um policial.
Nos anos 70, o grupo passou para a luta armada e começou a praticar atos de terrorismo. O filme acompanha os principais acontecimentos até 1977, durante o episódio conhecido como o Outono Alemão, quando um avião da Lufthansa foi sequestrado por terroristas que exigiam a libertação dos líderes da RAF presos.
A polícia antiterrorista alemã conseguiu liberar o avião, e, no dia seguinte, Andreas Baader, Gudrun Ensslin, Jan-Carl Raspe, líderes da RAF, foram presos na penitenciária de Stammheim e se suicidaram.
O diretor chegou a ser acusado de fazer apologia do grupo. Parte do público alemão considerou que o filme glamouriza os militantes terroristas, representados por alguns dos melhores atores alemães de hoje. "Meu país ainda não se reconciliou com aquele período, e espero que o filme promova esse debate", declarou a jornalistas.
O filme tem como produtor e roteirista Bernd Eichinger, de A queda! - As últimas horas de Hitler, e foi baseado no livro do jornalista Stefan Aust, ex-editor do semanário Der Spiegel, escreveu sobre a RAF, em 1985. A maior parte dos diálogos é baseada em documentos históricos.

O GRUPO BAADER MEINHOF: (Der Baader Meinhof Komplex, Alemanha/França/República Tcheca, 2008, 150min) Diretor: Uli Edel. Distribuição: Imagem Filmes.

Fonte: História Viva, Ano VI, nº69 - História em cartaz - pág. 14.

"Epopéia Euclydiana" no Canal Futura

No próximo dia 8 às 17:30 pelo canal FUTURA (8 pela SKY) será exibido o documentário "Epopéia Euclydiana", retratando episódio pouco conhecido da vida do escritor, quando numa expedição militar pela Amazônia (próximo a fronteira com o Perú).
A Globonews também anuncia para breve série dedicada ao centenário de morte de Euclydes da Cunha (1866-1909) a serem completados no próximo dia 15, personagem que se tornou célebre por sua atuação na cobertura do conflito em Canudos, quando na condição de repórter foi cobri-la para o jornal O Estado de São Paulo e a partir desta experiência, produzindo "Os Sertões" (1902), obra considerada fundamental para se compreender o país e em particular, "o Brasil profundo".
O caderno MAIS! da Folha de São Paulo deste último domingo, dia 2, foi dedicado ao escritor numa série de artigos assinados entre outros pelos historiadores Marco Antônio Villa (UFSCar), Isabel Lustosa (Fundação Casa de Rui Barbosa) e José Murilo de Carvalho (UFRJ).

terça-feira, 4 de agosto de 2009

VEJA na História

VEJA na História é fonte de pequisa para estudantes e professores.
A área trata também da II Guerra Mundial.
Acesse:

SBPC - Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência - SBPC

História da ciência na rede www.sbpcnet.org.br

A História da ciência ganhou seu espaço na rede. A Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) está digitalizando seu acervo documental para consultas pelas internet. Por meio do Projeto Memória, de 2004, a entidade reuniu, catalogou, restaurou, descreveu e agora publicou metade do material acumulado em 60 anos de atividades. O acervo conta com transcrição de palestras e conferências, material fotográfico e audiovisual e atas da reuniões, em meio aos outros dados. Entre os 1.400 documentos da base dados, há muitos historicamente importantes, como os registros de um simpósio sobre uso de energia atômica para fins pacíficos realizado em 1956, 11 anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial. A SBPC também está recebendo documentos que estejam guardados em acervos de pesquisadores, cientistas e professores.

Fonte: História Viva, Ano VI, nº 70 - História em cartaz - pág 10.

domingo, 2 de agosto de 2009

"Provocações" com Antônio Abujamra

Quem reclama da qualidade da programação da tv brasileira precisa ficar mais atento, canais como o STV, FUTURA, BRASIL e TVE-TvCULTURA oferecem excelentes programas para todas as faixas etárias, gostos e gêneros. Um dos mais interessantes é o "Provocações".
Com autoria de Gregório Bacic e Antônio Abujamra, este, seu "âncora", impõe um estilo absolutamente pessoal e efetivamente provocativo, não raro nada retórico ou meramente teatral. Portanto há vida inteligente na tv brasileira!
Confira: Programa inédito: sextas, 22h10.
Reapresentação: madrugada de quinta para sexta, às 02h30.
Acesse:

Roque de Barros Laraia (1932-)

O autor da obra deste mês "Cultura - um conceito antropológico", Roque de Barros Laraia, é professor emérito da UnB. Iniciou sua carreira, como antropólogo, no Museu Nacional da UFRJ. Em 1969 transferiu-se para a UnB, onde dirigiu o Instituto de Ciências Humanas, sendo promovido a professor titular em 1982.

Doutor pela USP, membro de associações científicas do país e do exterior, presidiu a Associação Brasileira de Antropologia (1990-92) e foi eleito presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) em 2000. Integrou a primeira comissão coordenadora do Pronex e os comitês de assessores do CNPq e da Capes. É também organizador da coletânea Organização Social (1969) e tem vários artigos publicados em revistas especializadas. Para mais detalhes sobre a produção acadêmica do autor acesse: lattes.cnpq.br/4306455052654067

"Arte - Bienal VentoSul"

A 5ª edição da mostra que passa a ser bienal neste ano, acontece em museus de Curitiba a partir de sábado, reunindo mais de cem artistas sob o título "Água Grande - Os Mapas Alterados", com curadoria de Tício Escobar e Leonor Amarante.
A programação está em: http://www.bienalventosul.com.br/

Fonte: Folha de S. Paulo - MAIS! - pág. 2 em 2 de agosto de 2009.

sábado, 1 de agosto de 2009

National Geographic Brasil: "Minguante Veneza"

A revista National Geographic Brasil deste mês (edição nº 113) destaca a matéria "Minguante Veneza - A maré sobe, as ruas lotam e a vida muda na cidade mágica da Itália". Para os interessados leitores que apreciam as coisas do universo literário cultural do país, vale conferir também a matéria "Vida de imortal" (pág.34) com o dia-a-dia da ABL - Academia Brasileira de Letras, "além do chá das cinco". Sempre uma boa leitura com o melhor dos temas tradicionalmente estudados pela National Geographic Society.

"Prêmio Passo Fundo"

A organização da 13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo anunciou esta semana os 48 finalistas da 6ª edição do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura. Entre os selecionados, autores novatos como Carola Saavedra ("Flores azuis") e Tatiana Salem Levy ("A chave de casa") e veteranos como Milton Hatoum ("Órfãos do Eldorado") e Silviano Santiago ("Heranças"). O vencedor, que ganhará R$ 100 mil, será conhecido na abertura da Jornada, em 24 de agosto.

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 1º de agosto de 2009.

"Ciclo Mutações"

A partir de segunda-feira, dia 3, estarão abertas as inscrições para o novo ciclo de conferência Mutações, coordenado por Adauto Novaes. O tema de 2009 será "A experiência do pensamento", desenvolvido a partir da pergunta:

"o que é pensar hoje?"

As conferências, com convidados brasileiros e estrangeiros de diversas áreas, acontecerão simultaneamente em várias cidades. No Rio, o ciclo - que começa dia 17 - será abrigado na Academia Brasileira de Letras. Informações e inscrições: (21) 3974-2586, das 12h às 18h.

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 1º de agosto de 2009.

História Viva: "70 anos da Guerra Civil Espanhola"

Nas bancas a edição de nº 70 da revista História Viva traz em destaque "70 anos da Guerra Civil Espanhola" com rico relato sobre o evento, depoimentos e farto material iconográfico, rigorosamente abordado na habitual qualidade da publicação. A revista destaca também uma matéria sobre "Os códigos secretos que driblaram espiões no Renascimento" e "Língua portuguesa, oito séculos de aventuras pelo Atlântico", esta, certamente despertará o interesse dos estudantes da língua, numa consistente contextualização histórica.
Acesse o site da publicação em: http://www.historiaviva.com.br/

"Cultura - um conceito antropológico" de Roque de Barros Laraia

A obra a ser debatida neste mês será: "Cultura - um conceito antropológico" (ed. Jorge Zahar) do cientista social e antropólogo, o Profº da UnB, Roque de Barros Laraia. Segue a sinopse da obra muito utilizada nas faculdades brasileiras, em particular nas disciplinas de conteúdo transversal ou interdisciplinar.

"Uma introdução ao conceito antropológico de cultura, realizada de forma didática, clara e simples. A primeira parte do livro refere-se ao conceito de cultura a partir das manifestações iluministas até os autores modernos, enquanto a segunda procura demonstrar como a cultura influencia o comportamento social e diversifica enormemente a humanidade, apesar de sua comprovada unidade biológica. O autor procura utilizar, sempre que possível, exemplos referentes à nossa sociedade e às sociedades tribais que compartilham nosso território, o que não impede a utilização de exemplos de autores que trabalham em outras partes do mundo."